OFICINA DE PLANEJAMENTO PLURIANUAL

 

A Oficina de Planejamento Plurianual foi realizada nos dias 08 e 09 de junho de 2015 com o objetivo de traçar a prioridades do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João para os próximos quatro anos.

Segue abaixo os documentos utilizados na oficina e o relatório do Moderador / Relator Sérgio Cordioli.

 

Relatório da Oficina de Planejamento Plurianual - Consultor Sérgio Cordioli

3458 kb

Convite e Programação da Oficina de Planejamento Plurianual

244 kb

Proposta de Planejamento Plurianual de Investimentos

631 kb

Situação de Projetos em 05 de maio de 2015

336 kb

Plano de Bacia

 

2.91 Mb
   

CBH Lagos São João realiza Oficina de Planejamento Participativo para elaboração do Plano Plurianual

 

Durante os dias 08 e 09 de junho de 2015 o Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João realizou sua Oficina de Planejamento Participativo para elaboração do Plano Plurianual de Investimentos no Sítio Lake View em Araruama. O Plano Plurianual de Investimentos tem como objetivo priorizar as metas, programas e ações para aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água nos próximos quatro anos.


Participantes da Oficina De Planejamento Participativo do CBH Lagos São João

 

Os trabalhos da oficina foram conduzidos e moderados pelo consultor Sérgio Cordioli. No primeiro dia da oficina foi solicitado que os participantes enumerassem as principais conquistas do Comitê e suas maiores deficiências. Na etapa seguinte, foi solicitado que dissessem como esperam que o mesmo esteja em 2018 permitindo que todos os membros visualizassem o cenário futuro desejado para a gestão da bacia hidrográfica.

  
Sérgio Cordioli conduzindo os trabalhos da oficina Oficina

 


Painéis com o balanço da situação atual do Comitê, suas principais conquistas e maiores deficiências

 

Ainda no primeiro dia, na parte da tarde, os membros dos subcomitês da bacia da Lagoa de Araruama, da bacia da Lagoa de Saquarema, da bacia do rio São João e da bacia do rio Una se reuniram para analisar os avanços e as fragilidades de cada subcomitê, pensando em estratégias e propostas para o alcance dos objetivos anteriormente listados.

No segundo dia as análises dos subcomitês foram apresentadas sendo transformadas em estratégias para o alcance dos objetivos apontados para cada sub-bacia.

 

  
Integrantes dos Subcomitês da bacia do rio São João e do rio Una

 

  
Integrantes dos Subcomitês das bacias das lagoas de Araruama e de Saquarema

 

Desta forma, ações como: monitoramento dos impactos nas bacias, as estatísticas dos diversos indicadores, a recuperação de matas ciliares, as ações de educação ambiental, o fortalecimento da comunicação do Comitê com os seus públicos, o fortalecimento das Boas Práticas e o acompanhamento dos Planos Municipais de Saneamento Básico, foram apontadas como necessárias em todas as bacias e, por isso, escolhidas como temas transversais, aqueles que são prioritários e de extrema importância para o trabalho do Comitê.

A oficina foi finalizada com a sua avaliação pelos membros participantes que classificaram a mesma como dinâmica, democrática e proveitosa, porém curta para a importância do planejamento.

 


Início da reunião extraordinária da plenária onde foram eleitas as metas, programas e ações prioritárias

 

Após o encerramento da oficina foi iniciada a reunião extraordinária do Comitê de bacia Hidrográfica Lagos São João que elegeu as Metas, os Programas e Ações prioritárias para a utilização da verba proveniente da cobrança pelo uso da água destinada ao Comitê Lagos São João pelo período de 2015 a 2018. Cabe lembrar que a política estadual de recursos hídricos já obriga os comitês do estado a utilizarem 70% desta verba em ações de saneamento básico, meta que já vem sendo aplicada pelo Comitê Lagos São João.

 

 


Rod. Amaral Peixoto, Km 106, Horto Escola Artesanal, Balneário, São Pedro da Aldeia, RJ - CEP 28940-000
:: Tel:. + 55 (22) 2627-8539 :: (22) 98841-2358 ::