ESTATÍSTICA PESQUEIRA DAS LAGOAS DE ARARUAMA E SAQUAREMA


 

INÍCIO RELATÓRIOS DIVULGAÇÃO MAPAS


O projeto de monitoramento de desembarque pesqueiro nas lagunas de Araruama e Saquarema é fruto de uma parceria entre a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro e o Comitê de Bacias Lagos São João, por meio do da Câmara Técnica da Pesca, composta por representantes de colônias e associações de pescadores e órgãos atuantes no setor, que vem trabalhando na revisão da portaria IBAMA Nº 41 de Maio de 1996 de ordenamento pesqueiro da laguna de Saquarema e na avaliação da nova Instrução Normativa Interministerial Nº 2, de 16 de maio de 2013. Para execução técnico-financeira do projeto, a FIPERJ, conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Entidade Delegatária do Comitê.

A FIPERJ é órgão que vem implantando a metodologia do Monitoramento Estatístico Pesqueiro em várias regiões do Estado desde 2010, é a responsável pela oficialização dos dados de produção pesqueira do Rio de janeiro junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura. O levantamento dessas informações pretende subsidiar o processo de tomada de decisões políticas por parte do governo ou do setor produtivo, fundamentalmente devido ao fornecimento de informações sistemáticas para quantificar e caracterizar a atividade.

Tais informações são fundamentais para definir qualquer ingerência racional no setor, seja no sentido de desenvolver, incentivar ou desacelerar a exploração de um recurso qualquer e, assim, fazer uso contínuo e sustentável do mesmo.

O projeto foi implantado no dia 17 de janeiro de 2013 nas lagunas de Araruama e Saquarema, o qual está somando valores à produção pesqueira do Estado do Rio de Janeiro e o aproximando cada vez mais do conhecimento real da sua produção pesqueira. Esta é também uma ferramenta importante para avaliação do defeso que se encontra em processo de implantação na laguna de Araruama e na elaboração de proposta específica para laguna de Saquarema.


Parceiros:

              

               

Câmara Técnica de Pesca do CBH Lagos São João;

Colônia de Pescadores Z4 – Cabo Frio;

Colônia de Pescadores Z5 – Arraial do Cabo;

Colônia de Pescadores Z6 – São Pedro da Aldeia;

Colônia de Pescadores Z24 – Saquarema;

Colônia de Pescadores Z28 – Araruama;

Colônia de Pescadores Z29 – Iguaba Grande;

Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia;

Associação de Pescadores da Praia da Pitória;

Secretaria de meio Ambiente de São Pedro da Aldeia;

Secretaria de Pesca de Iguaba Grande.

 


Av. Getulio Vargas, 603 - salas 305 / 306 - Centro - Araruama/RJ
Cep: 28970-000 - (22) 2665-0750