Ciclo da Água

 

A água é uma das mais extraordinárias dádivas da natureza, fator decisivo para que a vida surgisse e se desenvolvesse na Terra. A água pura (H2O) é um líquido formado por átomos de hidrogênio e oxigênio e os cientistas acreditam que apareceu no planeta a cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, mediante a gradativa cristalização da lava de vulcões. Nos seus estados sólidos, líquido e gasoso, encontra-se presente em todo o planeta. Não somente nos rios, mares e lagos, mas também no solo, no ar e em todos os seres vivos onde representa, como no homem, cerca de 70% do volume corporal.

Na Terra o volume total da água permanece constante, sendo estimado em tomo de 1,5 bilhão de quilômetros cúbicos. Os oceanos constituem cerca de 97% de toda a água do planeta. Dos 3,6 % restantes, aproximadamente 2,25% estão localizados nas calotas polares e nas geleiras, enquanto apenas 0,75 % é encontrado na forma de água subterrânea, em lagos, rios e também na atmosfera, como vapor d'água.

A água na natureza está continuamente se movendo como mostrado na figura a seguir.


Fonte: Heat, R. Hidrologia Básica de Águas Subterrâneas. 
United States Geological Survey Water Supply Paper 2220

O vapor d'água entra na atmosfera principalmente pela evaporação dos oceanos, grande lagos, rios e pela transpiração da cobertura vegetal. Sob a forma de chuva ela retoma a superfície da Terra. A precipitação pode ocorrer na mesma região onde se deu a evaporação ou a milhares de quilômetros de distância, em decorrência da movimentação das correntes atmosféricas. O tempo de permanência da água como vapor, a partir do momento em que é evaporada, pode variar de algumas horas até algumas semanas, mas a média geral é de 9 a 10 dias.  Ao chegar à superfície, a água infiltra-se no solo ou escorre para os lagos e rios e daí chega ao oceano ou é estocada em camadas subterrâneas.

 


© Consórcio Intermunicipal para Gestão Ambiental das Bacias da Região dos Lagos, do Rio São João e Zona Costeira
CNPJ 036.612.270/0001/41

Todos os direitos reservados. All rights reserved.